IX Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah – mais de 100 cervejeiros caseiros iniciados!

Amigos cervejeiros,

Nesse final de semana tivemos mais um de nossos cursos de fabricação caseira de cerveja artesanal. Casa cheia! Lotação máxima e ainda abertura de turma extra para o dia 03 de setembro (se você ainda não é um de “nós”, tai mais uma oportunidade de se tornar um cervejeiro!). Com os 19 novos cervejeiros da nona turma, a Sinnatrah ultrapassou a marca dos 100 alunos!! Isso nos deixa muito satisfeitos e empolgados para continuar com a propagação da cultura cervejeira através desse e de novos produtos e cursos que estamos criando. O curso introdutório que foi oferecido com desconto de lançamento no site de compras coletivas Groupon é apenas um deles. Aguardem!

E para os novos cervejeiros do IX curso, segue abaixo a foto final da turma, com todos felizes e satisfeitos ao lado de nossa futura American Pale Ale!

IX Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah

Nessa brassagem tivemos uma excelente eficiência, 75%. Normalmente a eficiência é um pouco mais baixa em brassagens com tantas mãos envolvidas. Porém a evaporação foi um pouco elevada e com isso acrescentamos 2L de água aos 17L obtidos no final. Com isso nosso mosto final ficou com OG 1,055 (medida); 40,61 IBUs (calculado); 11,23 SRM (calculado). E a cerveja está prevista para ter FG 1,014 e 5,5%ABV.

O mosto vem fermentando vigorosamente desde domingo. E alunos, lembrem-se que ele ficará a temperatura ambiente até sábado que vem e só depois irá para a geladeira (2-4ºC) para maturação a frio, e não o inverso!rs 😛 (piada interna do curso IX). E daqui a quinze dias envasaremos a APA IX e a produção será dividida entre os inscritos. Alias o aluno que responder primeiro (e de forma correta), no comentário desse post, o que está acontecendo com o mosto doce e lupulado nesses quinze dias leva uma garrafa a mais da produção (sim, vale procurar entre os posts do Diário de uma Pale Ale pela resposta 😉 ).

Obrigado a todos os alunos pela excelente turma! Esperamos que vocês tenham gostado, tanto do curso quanto da Brucutu lote 19, e que vocês entrem de cabeça nessa fantástica atividade criativa e manual, cheia de cultura e história! Estaremos aqui para ajudá-los nesse processo.

Saúde!

Rodrigo Louro

Anúncios

7 Respostas para “IX Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah – mais de 100 cervejeiros caseiros iniciados!

  1. Carol 23/08/2011 às 11:48

    Na primeira semana, fermentará com a ajuda das queridas leveduras e na segunda, maturará (heheh estranho, mas correto gramaticalmente) à frio, na geladeira. Primeiro comentário!!

    • Rodrigo Louro 23/08/2011 às 12:05

      Ok, biologa espertinha! 😉 Mas o que acontece durante a fermentação e o que acontece durante a maturação. Se der detalhes da regulação bioquimica que ocorre nas enzimas envolvidas ganha outro premio! 😛

  2. Leandro 23/08/2011 às 12:06

    Caro Rodrigo,
    Não sei entendi bem qual o período que você se refere, mas acho que nesse período o mosto doce e lupulado recebe a ação das leveduras transformando o açúcar presente no malte em gás carbônico e álcool.
    Espero que seja isso.
    Grande abraço!
    Leandro Galante

    • Rodrigo Louro 23/08/2011 às 13:26

      Isso ai Leandro! Fermentação, check! E na maturação…

      • Carol 23/08/2011 às 19:53

        hahahah nao deu tempo de chegar pra responder sobre a fermentação, mas aqui vai a maturação: etapa na qual ocorrem reações químicas, que facilitarão a clarificação e a aromatização da cerveja. A clarificação ocorre por conta da precipitação das leveduras e das proteínas. E a maturação do sabor ocorre a partir da redução na concentração de ácido sulfídrico, de acetaldeído e de diacetil, que são produtos da fermentação das leveduras (essa diminuição acontece pela diminuição do metabolismo dos fungos em ambiente de temperatura mais baixa).

  3. Ricardo Camps 23/08/2011 às 15:15

    Bom dia Rodrigo,

    Na maturação não é o periodo em que ocorre, em linhas gerais, a sedimentação e para o processo de fermentação para não virar vinagre?…
    Lembro que tinha essa finalidade. Agora tinha mais um detalhe ali.

    Abs,

  4. Rodrigo Louro 24/08/2011 às 9:42

    Maravilha! 😀 Temos 3 ganhadores!
    Abraços
    Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: