Happy IPA Day!

Desde meados do século 17 essa grande cerveja faz parte do cotidiano dos ingleses, como uma versão mais forte das Pale Ales inglesas. A India Pale Ale está cada vez mais presente, e das mais diversas formas, no cotidiano do cervejeiro.

Um clássico, desde 1730.

As IPA’s britânicas sempre foram cervejas diferenciadas: para começar, tinham um gosto de lúpulo muito mais pronunciado e um volume alcoólico tambem diferente do que era encontrado na Inglaterra. Essas características fizeram com que essa cerveja fosse ficando cada vez mais popular e se consolidando como uma tradição inglesa com os exemplares de Burton, um verdadeiro clássico inglês.

Leia mais sobre o lúpulo

Dá-lhe lúpulo: 120 minute IPA, da Dogfishhead

Com o renascimento de cervejarias artesanais nos Estadosa Unidos a partir da década de 1970, muitos americanos descobriram as IPA’s inglesas e começaram a recriar esse estilo, com uma nova roupagem com ainda mais álcool, mais lúpulo e com os aromas mais variados.

Entusiastas da IPA continuam forçando os limites dessa grande cerveja com a adição de frutos e outras especiarias, mudanças de fermentos, tratamento diferencial da água e, buscando realçar ainda mais as caracteristicas amargas da cerveja com a utilização de dry hopping, tanto com lúpulos herbais e frutados como lúpulos cítricos e adocicados, como é o caso dos exemplares da costa oeste americana.

Leia também sobre a B´IPA, nossa IPA!
...e a tal MEGA B´IPA?

DogZilla Black IPA

Hoje chegamos até ao estilo ”Black IPA”: diferente das Porters, é uma cerveja mais seca, e diferente das Stouts, possui tanto o amargor dos maltes torrados, como amargor e aroma profundo do lúpulo. Nosso colega do Homini Lupulo recentemente andou se aventurando nesses novos mares escuros.

Não importa se você prefere as inglesas, americanas, belgas ou as misturas caseiras, o que é importante mesmo é que essa clássica cerveja continua sendo feita com devoção, tanto em cervejarias grandes, como por produtores de fim de semana, e que cada vez mais, no Brasil e no resto do mundo, temos mais e melhores exemplares dessa grande cerveja.

Bial, Fritz e eu brindando com uma autêntica B´IPA!

Para a alegria de todos nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: