VIII Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah

Amig@s cervejeir@s,

O frio da última manhã de sábado não impediu que o número de iniciados no mundo das cervejas artesanais e sua fabricação caseira aumentasse em mais 10 felizardos. Turma bem variada e super interessada. Apostamos que uma grande proporção irá povoar encontros e eventos cervejeiros de todos os tipos num futuro bem próximo 😀

Leia também sobre encontros cervejeiros na Sinnatrah

Leia também a “Carta de Florianópolis”

Na chopeira, nossa leva 32 da B’IPA, que parecia filtrada, com uma espuma linda e persistente e com delicioso amargor e aroma derivado de generosas doses de lúpulo, inclusive no Dry Hopping, estava representando muito bem aquilo que os nossos alunos podem ter como objetivo em suas levas caseiras.

De fato é muito importante para os iniciantes saberem o nível das cervejas que podem fazer em casa. Alguns clientes que não fizeram nossos cursos já chegaram a comentar que quase desistiram da idéia por conta de uma percepção errada de onde poderiam chegar com o hobby. E nós gostamos de afirmar (e mostrar 😉 ) que não existe cerveja de melhor qualidade que a cerveja que você pode fazer na sua casa! Com a prática e nossa ajuda (sempre e da forma que for preciso!), isso acontece sem grandes traumas!

Aliás, as cervejas que nossos ex-alunos Georges e o Márcio, que estavam de visita na Sinnatrah, apresentaram no final do curso também apontam para isso. E deixam claro o compromisso da Sinnatrah em acompanhar e facilitar o desenvolvimentos dos cervejeiros!

Falando do curso em si… Para a APA já tradicionalmente brassada na parte prática, fizemos uma receita nova. Mantivemos a consagrada base de lúpulos americanos Galena e Cascade, mas mudamos tanto o malte especial (de Aroma Belga para Crystal 120) quantos o base (de Pilsen e Vienna para uma mistura de Pilsen e Pale Ale). Assim, as características vitais da APA VIII foram: OG 1.050 (medida), FG 1.012 (estimada), Cor 11,5 SRM (calculada), ABV 4,9% (estimada) e 34 IBUs (calculada). E ela já esta fermentando! Em cerca de 15 dias iremos envasar, e todos os alunos serão convocados para essa também importante etapa onde aprenderão a transferir com qualidade do fermentador para o recipiente de envase, a preparar o açúcar para a carbonatação por fermentação na garrafa e a fazer o envase propriamente dito. Enquanto isso, você pode ter uma idéia do que acontece neste intervalo lendo os posts e vendo os vídeos do Diário da Pale Ale.

Abaixo podemos ver algumas fotos do dia! Inclusive a clássica foto da turma ao lado da NOSSA APA!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Obrigado a todos os participantes! Sejam bem-vindos ao “clube” 😉 !

Em breve divulgaremos a data do próximo curso básico, assim como datas para um curso intermediário (destinado para quem se iniciou nesse mundo, mas ainda precisa/quer mais dicas práticas de como fazer cerveja em casa), e para um curso avançado, onde novas e mais refinadas técnicas e informações sobre estilos e matéria-prima serão apresentadas para que os cervejeiros possam intervir no processo de forma mais contundente e lógica! Fiquem ligados!

Saúde!

Rodrigo Louro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: