VII Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah

Amigos cervejeiros!

Nesse último sábado realizamos o VII Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah. É muito bom perceber que cada vez mais pessoas se interessam pela cultura cervejeira e decidem aprender a arte de fazer cerveja em casa. Além de significar mais pessoas apreciando e bebendo melhor, melhores cervejas, também indica que os Encontros de Cervejeiros Paulistanos ficarão cada vez mais lotados! 😉 E o que também é muito legal é que pessoas de fora de São Paulo também têm procurado nossos cursos, como o amigo Euler de Minas Gerais.

Durante a parte prática brassamos o sétimo lote da American Pale Ale Sinnatrah. Aliás, esse era o sétimo curso e o pessoal do Be Seven, um bar especializado em coquetéis com uma proposta bem bacana, que são “maníacos” pelo número 7 (só visitando o site e/ou o bar para entender um pouco do por que 😉 ) e que estavam entre os alunos, adorou as coincidências com o número 7 no dia.

Sobre a brassagem, os alunos novamente optaram por ter um volume um pouco menor de cerveja com um potencial de álcool maior. Não me canso de comentar como é bom poder desenhar a própria cerveja dessa maneira! O pessoal ainda decidiu sobre a lupulagem, optando por uma cerveja mais cheirosa e com um pouco menos de amargor, adiando a adição final de Cascade aos 15min, para os 5min. Nosso mosto que já esta fermentando (vídeo abaixo) ficou com: 17 litros bem translúcidos; OG = 1.060 (medida); IBUs = 37,5 (calculado); Cor = 13 SRM (calculado); FG = 1.015 (prevista) e ABV = 5,91% (prevista).

Os beer breaks também foram bem interessantes, pelo bate-papo mais informal sobre cerveja, e até didáticos. Isso porque além de servirmos um pouco do Lote 17 da Brucutu, nossa Robust Porter que é sucesso absoluto e que ilustra bem o que se pode almejar com a prática de fazer cerveja em casa, também degustamos uma “pseudo” Pilsen (receita de Pilsen, que é uma Lager, fermentada com leveduras de Ale), que mostra como é quase impossível não sair cerveja no final. Essa cerveja foi brassada 20 dias atrás como demonstração durante nosso evento na feira da Pompéia! Sem atenção exclusiva a ela e com algumas etapas sendo realizadas debaixo de chuva, no final tivemos uma cerveja cristalina, sem defeitos óbvios e com elevado drinkability! Assim acreditem, a natureza sempre conspirou e sempre conspirará a favor de nós cervejeiros 🙂

Abaixo temos a clássica foto de conclusão do curso. Esperamos que boa parte deles prossiga com a atividade. Estaremos aqui para auxiliá-los no que for preciso!

E dia 18 de junho, tem mais! O VIII Curso de Cerveja Artesanal Sinnatrah! Faça já sua inscrição para garantir sua vaga e começar a fazer parte do crescente grupo de cervejeiros caseiros!

Saúde!

Rodrigo Louro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: