Não é Ficção, é Cerveja em casa!

Uma das primeiras dúvidas que as pessoas apresentam assim que descobrem o incrível mundo do ‘Fazer Cerveja em Casa’ é:
”Mas será que consigo fazer cerveja na minha casa?”
E a resposta é SIM!
Com o equipamento básico, uma boa organização e limpeza (antes e depois), acrescidos de conhecimento cervejeiro, sua casa tem de tudo para se transformar na fábrica de sonhos de qualquer um que realmente goste de cerveja.
Para começar, os equipamentos básicos; para uma produção caseira padrão de 20L, uma panela de 30L, com fundo falso e torneira, é o suficiente. Tudo é muito adaptável, desde o fundo falso que pode ser trocado por uma ‘bazooka’ ou um ‘grain bag’, até a torneira que pode ser substituida por um sifão.

Bazooka Cervejeira
Para o processo quente, um fogão de apartamento com gás encanado já nos rendeu boas cervejas – e tantas outras que experimentamos por aí, mas um fogareiro pequeno tambem é uma boa opção.
O resfriamento, que é sempre um processo preocupante, pode ser feito por um chiller de imersão de cobre; fácil de ser encontrado pronto, pode tambem ser feito da maneira caseira, por ser um material, relativamente barato e fácil de ser manipulado. Com um pouco mais de investimento, um trocador de calor facilita muito esse processo.

Chiller de Imersão
O fermentador mais comum em muitas residencias cervejeiras é o famoso galão de água convencional de 20L, vedado e com mangueira para a liberação de gás carbônico.

Air Lock Natural
A sanitização do fermentador e das garrafas pode ser feita com o molho de solução de água de torneira e água sanitária, com enxague de água fervendo. A sanitização de panelas e outros objetos na parte quente do processo é desnecessária. Porém, apartir do resfriamento, todo excesso de preocupação é justificavel com tudo aquilo que vai ter contato com a futura-cerveja. Não é necessario sanitização com água sanitária, mas sim com boa dose de álcool 70, mais fácil de ser manipulado, e eficaz para sanitizações rápidas.
Para a fermentação, um local ao abrigo de luz e fresco é ideal para cervejas do tipo Ale – por volta do 20°C; já para cervejas do tipo Lager, uma geladeira com termostato só para a fermentação é altamente recomendado, pois a temperatura ótima para uma fermentação seria por volta dos 10°C, o que inviabiliza o armazenamento para fermentação mesmo no nosso inverno tropical.
Esse é o básico para  quem quiser fazer cerveja em casa.  Fácil e gostoso. Agora é só começar.

Essas e outras dicas, conhecimentos, ajuda de todo o tipo, por aqui

Marcus Felipe Sigolo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: