Workshop ACervA Paulista sobre Lagers com Paulo Schiaveto

Amigos cervejeiros,

A Sinnatrah, assim como alguns felizardos membros da ACervA Paulista, participou de um workshop sobre cervejas Lagers ministrado pelo mestre Paulo Schiaveto nesse último final de semana. O evento foi muito interessante, informativo e divertido. A organização ficou por conta do amigo cervejeiro Eduardo Manetta, e nós da Sinnatrah cedemos o espaço e a infraestrutura. Ficamos extremamente satisfeitos por ajudarmos na sua viabilização, contribuindo de mais uma forma para a disseminação da cultura cervejeira em nosso país (estado, cidade, bairro…), e também para uma integração dos cervejeiros na capital de São Paulo.

Visto que dois dos estilos do Concurso Nacional desse ano, organizado pela ACervA Catarinense, são Lagers (Classic Rauchbier – BJCP 22A e Bohemian Pilsener -BJCP 2B. O terceiro será uma Ale, English Barleywine -BJCP 19B) tenho certeza que o workshop foi, e será, muito aproveitado por todos presentes. Principalmente em relação ao planejamento das próximas levas caseiras de Pilsens por essas bandas. O estilo foi dissecado durante o final de semana!

No sábado escutamos sobre a história e características do estilo, passando pelos tipos de malte e lúpulo, propriedades da água de Pilsen e das leveduras utilizadas. Apesar do formato palestra, tudo correu de forma bem informal e descontraída, com perguntas e troca de experiências sendo realizadas livremente durante todo o momento. Todos muito empolgados e realmente afim de absorver todo conhecimento possível. Finalizamos o dia com uma visita ao empório Alto de Pinheiros, onde o desenho da receita da Bohemian Pilsen a ser brassada no dia seguinte foi feito, no computador do Manetta, entre uma e outra cerveja.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E no domingo… Brassagem! 😀 Os que compareceram receberam ainda mais informações sobre como produzir o estilo, na prática! Os ensinamentos de paciência do mestre, que fez a (looonga) filtragem/clarificação com as próprias mãos, com certeza serão incorporados por todos presentes (principalmente pela Sinnatrah, que com as dicas do Paulo conseguiu aumentar o rendimento das brassagens no equipamento semi-automático! 😉 ). Além das dicas do mestre, ou “professor” como ele insistiu para que (NAO) o chamassem, também trocamos muitas experiências, conhecimentos e soluções criativas entre nos mesmos. Como a “traquitana” que montamos com 2 trocadores de calor de placas, uma bomba de máquina de lavar, e um balde com gelo para que conseguíssemos derrubar a temperatura do mosto fervente “rapidamente” para menos de 15°C! E depois da precipitação do “trub” frio, o mosto ficou muito translúcido e brilhante! (Detalhes da receita e procedimento no blog Lamas Bier, no post escrito pelo David que também esteve presente! – http://www.lamasbier.com.br/2011/02/fim-de-semana-espetacular-brassagem.html).

Foi tudo muito bom e agora temos, além de mais conhecimento em Lagers (o que já é bom), uma “Pilsen Paulista” sendo fermentada a 12°C no espaço Sinnatrah (que é MUITO melhor)! Se iremos degustar todos juntos aqui em São Paulo (no “limpa-queixo” 😉 ) ou em Floripa na festa do encontro/concurso anual, para compartilhar com cervejeiros e entusiastas de outros estados, ainda resta decidir 😉

Muito Obrigado Paulo Schiaveto! Valeu Manetta! E valeu ACervA Paulista. A Sinnatrah espera participar e ajudar a viabilizar muitos outros eventos cervejeiros importantes como esse.

Saúde!

Rodrigo Louro

Anúncios

2 Respostas para “Workshop ACervA Paulista sobre Lagers com Paulo Schiaveto

  1. Ronaldo Kindlmann 19/09/2011 às 21:23

    Gostaria de receber informações de cursos com o Paulo Schiaveto .

    Abraço

    • Zanith 28/09/2011 às 8:27

      Bom dia, Ronaldo. Por enquanto não temos previsão de novos cursos com o Schiaveto aqui. Esse workshop aconteceu pela Acerva Paulista, nós apenas cedemos o espaço. Com certeza, quando houver algum outro, colocaremos aqui no site. Preencha seu email no rodapé da página para receber as novidades!
      Obrigada pelo interesse!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: