Sinnatrah invadida por cervejeiros !!!!

O último final de semana foi especialíssimo lá para nós da Sinnatrah. Sábado e domingo recebemos cervejeiros para fazer suas brassagens em nossos equipamentos e usar a estrutura da Sinnatrah para fazer, aperfeiçoar ou entender melhor suas levas.

No sábado recebemos uma turma boa, a do Gustavo, que tinha até criança e preparou 20L de uma American Pale Ale. Ele e seus quatro assistentes já tinham alguma noção da brassagem e haviam feito um curso e uma leva anteriormente. O pessoal era muito dedicado e o nosso pessoal da Sinnatrah mais assistiu do que participou da brassagem. No final foi produzido um mosto de muito boa qualidade, translúcido com OG 1.052 e 42 IBU’s. Creio que esse dia na brassagem tenham também resolvido algumas questões sobre a montagem do próprio equipamento deles, algo que sempre deixa o pessoal meio inseguro na hora de desembolsar o investimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No domingo foi a vez do retorno do Francisco, que já havia feito uma brassagem de uma APA conosco, no equipamento pequeno além de ter participado do nosso primeiro curso e de inúmeras brassagens abertas (alias dia 19 tem outra). Desta vez o Francisco ousou e buscou no livro “The Homebrewers Receipt Guide – Patrick Higgins, Maura Kate Kilgore, & Paul Hertlein uma bela receita de Brown Ale, e ainda usou pimenta rosa e maple syrup na receita. Foi uma brassagem muito divertida e gostosa de ser conduzida, além de ter nos apresentado a esses dois novos insumos. O Francisco já possui alguma experiência cervejeira e nós fomos dando alguma orientação, já que nessa brassagem utilizamos nosso equipamento grande. O processo resultou em 50L  mosto com OG 1.042, 20 IBU´s e está sendo fermentado pela S-04.

Creio que esse tipo de ação que temos aqui na Sinnatrah, o aluguel de equipamentos e espaço seja uma forma de fazer o cervejeiro iniciante pegar gosto pela coisa e testar suas habilidades. Penso que muitas das pessoas têm um pouco de receio de investir no hobby e ver que exige um pouco mais do que apenas as panelas.

Outras tem receio por serem inexperientes e a cerveja dar errado (o que, claro, não é uma forma correta de pensar, já que os erros nas brassagens nos ensinam muito, eu mesmo erro até hoje!). Até mesmo a preocupação com espaço e sujeira da brassagem nos apartamentos são impedimentos para que mais e mais cervejeiros façam suas próprias produções. Assim a Sinnatrah faz esse meio campo, orientando na compra de equipamentos, fornecendo insumos, receitas e dando uma ajuda na mão na massa, o que esperamos que faça surgir mais cervejeiros caseiros na nossa cidade.

Obrigado!!

Alexandre Sigolo

Anúncios

2 Respostas para “Sinnatrah invadida por cervejeiros !!!!

  1. Francisco 15/02/2011 às 13:58

    Pessoal da Sinnatrah,

    O que eu posso dizer é que estamos no caminho certo. A primeira brassagem que assisti, antes de fazer o curso, me deu uma excelente ideia do que viria pela frente. O curso solidificou estas idéias e pude perceber que cozinhar e fazer cerveja tem algo em comum. Sempre gostei de cozinhar e a preparação do mosto nada mais é que um cozimento. Desta vez ousei e não pretendo parar nesta ousadia. Vamos ver o que sai desta Brown Ale.
    Uma coisa é muito especial. A companhia, as instruções e o acompanhamento de vocês faz com que cervejeiros ainda inexperientes percam o medo de fazer uma cerveja, ousar numa mistura.
    Com certeza espero que tenhamos mais parceiros, mais amigos como vocês.
    Parabéns! Criar uma cultura, incentivar pessoas a saírem da mesmice das cervejas comerciais não é algo para todos. A paciência e o preparo do pessoa da Sinnatrah é algo muito diferente.
    Abraços pessoal, Até breve!

  2. Filipe Muniz 15/02/2011 às 14:35

    Muito legal essa idéia de alugar o equipamento, gostei muito da idéia de usar Arruda da Praia (pimenta rosa) na Brown Ale, já cheguei a por um pouco em uma WitBier e ficou bem interessante.
    Forte abraço a todos.

    Parabéns a todos que fazerm a Sinnatrah!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: