IV Curso de Cerveja Caseira Sinnatrah

Amigos cervejeiros,

Nesse último sábado, dia 29 de janeiro, realizamos nosso quarto curso de cerveja caseira, o primeiro do ano. Parabéns aos novos cervejeiros pela iniciação nesse fantástico hobby!

Casa cheia, muita animação, alguns litros de cerveja, novos conhecimentos, um “pouco” de calor e um “pouco” de trabalho resultando em mais um belo  mosto para American Pale Ale! Quem “curte” a Sinnatrah pode ver algumas fotos do evento em nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/#!/album.php?aid=606936&id=10150105703060567)

Bom, como prometido aos alunos e como é já tradicional após nossos cursos, vamos as notícias da nossa cerveja em criação! Produzimos cerca de 19L de mosto com 40 IBUs (International Bitterness Units) de amargor, cerca de 13 SRM (Standard Reference Method) de cor e gravidade inicial, OG (Original Gravity), de 1.052 a ser fermentado pelas leveduras Safale US-05.

E como um dos muitos pais (e mães!) preocupados com a futura cerveja, fomos já no dia seguinte checar como as coisas estão andando, se as leveduras apreciaram o fruto do nosso trabalho. Como vocês podem checar pelo vídeo abaixo, elas (as leveduras) parecem também estar muito felizes. As constantes e vigorosas bolhas no airlock e o krausen nos tranqüilizam, indicando que a fermentação esta ocorrendo como esperado. TAMBEM, queria EU ser uma levedura para ficar uma semana nesse mosto docinho e nutritivo, e mais importante a temperatura constante de 20°C durante nosso verão :D! Alias, esse curso é o primeiro cuja cerveja estará sendo fermentada a temperatura controlada, em nossa geladeira com termostato instalado! Como vocês sabem (agora, depois de sábado!) as Ales devem ser fermentadas idealmente a temperaturas entre 18-22°C.

Deixaremos as leveduras trabalhando (sob “ar-condicionado”) até sábado que vem. Aguardem mais notícias, e preparem-se para o envase em 15 dias! Na verdade agora só faltam 10 dias! E contando… 😉

Saúde

Rodrigo Louro

Anúncios

5 Respostas para “IV Curso de Cerveja Caseira Sinnatrah

  1. Jean Felipe 03/02/2011 às 19:08

    Boas notícias Rodrigo… To curioso pra ver essa breja no copo!!! 😀
    Muito bom o curso de vocês… Parabéns.

    abraços,

  2. André 09/02/2011 às 17:18

    Queria saber quando vai ter a próxima turma =)

    Abç André

    • Rodrigo Louro 14/02/2011 às 13:26

      Ola Andre! FINALMENTE DEFINIMOS!rsrs Nosso proximo curso sera dia 19/03/2011
      Esperamos ver vc nessa turma! Escreva para o sinnatrah@sinnatrah.com.br para maiores detalhes.
      Grande Abraco
      Saude
      Rodrigo

  3. Claudio 24/03/2011 às 11:30

    Não teriam um curso aqui no Rio Grande do Sul? Outro dia eu provei uma chamada DUDINKA que era inesplicável, excelente mesmo. Um pessoal de Porto Alegre faz para consumo próprio, e só dão para os amigos.
    Já conheço cerveja, mas agora fiquei muito afim de aprender a fazer.

    • Rodrigo Louro 24/03/2011 às 12:42

      Oi Claudio!
      Parece que vc ja foi “contaminado” pelo prazer dos sabores, cores e aromas das cervejas artesanais! 🙂 Esse é um belo caminho, e sem volta a mesmice das “loiras geladissimas”. E que maravilha que voce quer se tornar “um de nos”, cervejeiros artesanais! Existem cursos em Porto Alegre (ou nos arredores na regiao metropolitada) sim. Sabemos que a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (www.ahkpoa.com.br) organiza um (informacoes em cursos@ahkpoa.com.br). Voce pode tambem ter informacoes mais precisas ate com a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul, a ACervA gaucha (http://www.acervagaucha.com.br/). MAS se quiser fazer em Sao Paulo, e aproveitar para conecer a “cena cervejeira” paulistana, procure a Sinnatrah 😉 Teremos cursos mensais, geralmente no ultimo sabado de cada mes.
      Grande abraco
      Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: