O Poder do Malte

O Malte é um dos ingredientes que mais contribuem com a cerveja, é essencial para uma brassagem e acima de tudo para um produto de boa qualidade; ele contribui muito à cerveja sendo no corpo, no aroma, na cor e no álcool, as suas percepções mais evidentes.
O cereal (usualmente, cevada ou trigo) passa por um processo conhecido por malteação, em que o grão é germinado e depois seco; Tanto o tempo em que o grão é germinado, como a quantidade de calor em que ele é seco (ou, em alguns casos, no grau de torrefação) tem um impacto direto na cerveja. O grão pode possuir mais ou menos amido – que vai ser quebrado em açúcares mais simples, para que a levedura fermente e os transforme em álcool e ésteres, que dão aromas variados a cerveja; O cereal-maltado também vai ‘colorir’ a cerveja, conforme o desejado e seguindo o estilo de cada cerveja.
Certas cervejas apresentam sabor ‘doce’  – como algumas representantes européias –  essa sensação é causada, em muitos casos, por açúcares deixados pelo malte, que por alguma razão não são processadas na fermentação. Esse sabor é desejável em algumas cervejas e não aconselhado em outras. Cervejas mais ‘doces’, como por exemplo, Dubbel, as Trapistas (feitas em monastérios, sobre a supervisão de monges), as Strong Ales belgas e cervejas mais secas, como a Indian Pale Ale. Cervejas de guarda, como, por exemplo, as Barley Wines inglesas, podem apresentar um sabor adocicado também.

Uma boa escolha de maltes e sua moagem criteriosa são os passos iniciais e fundamentais de qualquer boa cerveja. Podemos claramente perceber o cuidado com os maltes quando comparamos os produtos de cervejarias como a Bamberg, a Falke e a Colorado com as cervejas produzidas pelas “grandes”. O malte fornece complexidade presente em estilos como Bock e Porter, devendo ser realmente tratado com carinho tanto por cervejeiros como pelo degustador.



Variedades de malte: Haja criatividade!!!

Marcus Felipe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: