O Diário Pale Ale – O envase, Domingo III

Finalmente!!!!

Ontem envasamos a Pale Ale. Na verdade parte dela, pois uma parte foi colocada no keg para a degustação e troca de ideias ali entre os presentes. Utilizamos 5g/L de açucar branco para o primming, e envasamos 18 garrafas. Uns 8 litros foram colocados no keg e recebeu carbonatação forçada. Embora não muito comum entre cervejeiros de primeira brassagem, utilizamos o ácido peracético para a sanitização das garrafas, que foram as boas e velhas ampôlas de 600 mL. Cervejeiro artesanal que se prese coloca sua primeira cria nesse estilo clássico de garrafa.

Após duas semanas no fermentador, sendo uma na geladeira, a FG (gravidade final) ficou em 1,012 (OG = 1,051) resultando em uma cerveja com teor alcoólico 5,08% ABV e uma atenuação real de 61,3%.

Bom, quanto a cerveja eu achei que foi bem sucedida, mas tende a melhorar na garrafa, ficar um pouco mais “redonda” (no bom sentido, claro!) com o passar do tempo. Infelizmente não foi possível fornecer muitas garrafas para cada participante do curso, mas é extremamente interessante quando o cervejeiro faz sua brassagem, acompanhar o desenvolvimento da cerveja através do teste de várias garrafas durante pelo menos um mês. Assim, o cervejeiro consegue detectar variações principalmente na percepção do lúpulo, que normalmente diminui e evidencia outros aromas e sabores escondidos na cerveja mais fresca. É importante dizer, no entanto, que diversos estilos de cerveja, sobretudo aquelas onde o lúpulo é o principal destaque a cerveja não deve ser envelhecida. No nosso caso a Pale Ale não tem tanto corpo e açucar para resistir a uma longa maturação na garrafa e deve atingir sua melhor forma em umas 3 semanas. Além de lúpulo (Columbus, Willamate e Cascade) bem evidentes, e amargor presente, a cerveja ficou um pouco mais escura que eu imaginava, porém, segundo o Beer Tools, dentro do estilo. Possivelmente o malte cristal utilizado tinha especificações de cor diferentes das que eu imaginava, mas nada que pudesse comprometer o resultado final. Notamos ainda alguma presença de malte que pode ser aumentada nas próximas receitas sem prejuízo da cerveja.

Chegamos, assim, ao final da jornada da cerveja do nosso curso. Espero que todos tenham se divertido e aprendido mais sobre as cervejas artesanais e sua produção. Mais que um hobby, fazer cerveja em casa é uma atividade libertadora e excelente oportunidade de fazer amigos. Nós da Sinnatrah sem dúvida fizemos novos amigos nesse curso, e o pessoal que participou também farão muitos em muitas brassagens no futuro. A liberdade consiste em saber que existe algo atrás da cortina das latinhas brancas, das cervejas sem graça e sem vida, que até tem suas utilidades, mas são desnecessárias em 98% do tempo.

MUITO OBRIGADO e lembrem-se, BOAS PESSOAS BEBEM BOAS CERVEJAS (Hunter J. Thompson)

Alexandre Sigolo

PS: Fotos no próximo post!

Anúncios

Uma resposta para “O Diário Pale Ale – O envase, Domingo III

  1. Francisco 03/08/2010 às 11:04

    Senhores Mestres Cervejeiros da Sinnatrah!

    Minha opinião pessoal é que a nossa cerveja, feita a 30 mãos ficou boa. Talvez, opiniões mais abalizadas possa dizer que ela poderia ter ficado mais assim ou assada. O que eu posso dizer é que eu me diverti vendo fazer, durante a Brassagem Aberta, e também durante o I Curso Sinnatrah. Quanto à cerveja: Foi nossa (alunos) primeira cerveja e mesmo tendo sido conduzidos e apoiados por vocês, aceito que algumas pequenas falhas possam ter acontecido. A que tomamos do keg, estava muito refrescante e com um sabor bem acentuado. Pessoalmente gosto de cervejas mais amargas, fortes e com um teor alcoólico mais alto. Isso vai de cada um. Eu daria nota 9 para a cerveja e com certeza nota 10 aos mestres cervejeiros que nos levaram por esta aventura.
    Parabéns a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: