O Curso

Pois bem! Realizamos o curso no último sábado de maneira muito tranquila e divertida. Como combinado fizemos uma Pale Ale, a qual entendemos ser uma boa opção para quem está iniciando ou aprendendo a fazer cerveja, pois permite acompanhar melhor vários passos chave do processo, como a clarificação do mosto, por exemplo.

Iniciamos o curso com uma pequena palestra de ambientação, que também tinha como objetivo contar um pouco sobre a história Sinnatrah e falar sobre insumos e processos cervejeiros.

Palestra introdutória

Após essa pequena palestra foi hora de colocarmos a mão na massa. Iniciamos colocando a água para esquentar e em seguida nossos amigos começaram a se familiarizar com nosso grande amigo, o moedor de grãos de  disco. Após os maltes Pale Ale e Cristal moídos serem adicionados à panela, foi hora de um beer break (longo que durou até a fervura!) (fotos 2 e 3) com a ESB com Dry hopping que levaremos ao I Concurso Paulista, no próximo final de semana (mais notícias sobre o evento logo, logo).

Diogão aprendendo a clarificar o mosto. Ele foi bem na primeira aula.

A clarificação do mosto transcorreu sem grandes problemas após uma boa moagem e uma sacarificação bem feita. Neste passo devo citar que clarificar o mosto ficou muito mais claro (!) depois de ver um vídeo do Leonardo Botto no Youtube fazendo esse procedimento. O sparging também ocorreu sem maiores problemas e os novos cervejeiros também puseram a mão na massa.

Leveduras, sendo hidratadas, a fervura acontecendo ferozmente e os fermentadores a postos, receita de um final de brassagem vitorioso.

Nossa receita resultou em um mosto com 43 IBU’s, OG 1,051 em 19L, tudo sendo fermentado pela curinga das leveduras a US-05. Certamente esse mosto resultará em uma excelente cerveja!

Abraços e felicidades.

Alexandre Sigolo

Anúncios

4 Respostas para “O Curso

  1. Francisco José Meyen 19/07/2010 às 17:54

    Gente, foi ótimo, super legal. Só acho que faltou um pequeno detalhe. Eu imaginei que alguns de nós iriam poder ficar por lá degustando cerveja e acompanhando a fermentação desta obra prima feita a 30 mãos. Foi decepcionante descobrir que precisávamos ir em bora, não haviam colchonetes. Mas enfim, nem tudo é perfeito!

    Alexandre, Zani, Rodrigo, Felipe e Andréia isso foi apenas uma brincadeira.

  2. Nanci 19/07/2010 às 21:28

    Pessoal, adorei passar o dia aprendendo a fazer essa bebida tão agradável! Espero conseguir repetir os passos por aqui…rsrsrs.! A aula foi excelente, e os integrantes do curso muito criativos e divertidos! Parabéns e sucesso a todos nós, aprendizes de cerveja, na nossa empreitada!!!! bjs a toda a equipe e aos novos colegas!!!

    Nanci

  3. Guilherme Giorgi 24/07/2010 às 22:18

    Bom, sem dúvida foi um dia muito agradável. Pra mim foi de últimissima hora e com um aproveitamento imenso. O curso foi bem descontraido e didático, além de gostoso… acompanhado por excelentes cervejas. Além disso, o pessoal que participou, como todo bom cervejeiro, são gente bonissima, animados e divertidos, nos obrigando a manter contato… que com certeza vai trazer bons frutos…. ou melhor, cervejas 🙂

    Meu Obrigado a todos, e até breve, na degustação dessa nossa Pale Ale.

    Abração a todos.

  4. João Filipe 28/07/2010 às 9:50

    Que bom saber que o curso foi um sucesso! Sempre bom saber que pessoas boas e competentes estão fazendo a coisa certa! Abraço para o Alexandre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: