É essa semana hein!

Essa semana realizaremos nosso primeiro curso de fabricação de cerveja.  Estou ansioso. Penso bastante na expectativa das pessoas fazendo cerveja em suas próprias casas e relaciono com as minhas na nossa primeira empreitada, totalmente auto-didata e sem saber direito como o mosto deveria parecer, se os cuidados de sanitização eram adequados e se o gato que batizou a cervejaria não contribuiria também com algum “ingrediente exótico” na cerveja. A foto abaixo é da primeiríssima brassagem Sinnatrah:

Acima temos Rodrigo e Alexandre na sua primeira empreitada cervejeira. Devido a paranoia construída com dedicação em 13 anos de USP, estavamos de jalecos imaculadamente brancos, mascaras e luvas de látex para evitar a temível contaminação da cerveja. A foto mostra também o momento exato de um procedimento meio esquisito  que não realizaremos no sábado, felizmente. Lembro que ganhei de aniversário o livro Homebrewing for Dummies que é uma espécie de Cartilha Caminho Suave dos cervejeiros. Era como se você se alfabetizasse sozinho,  mas não aprendesse a lógica de ligar palavras e fazer frases ou não soubesse como usar um lápis. Esta primeira brassagem me parece ter durado umas 12 ou 14 horas…talvez um dia inteiro ou uma semana….Seja como for, a brassagem foi trabalhosa, misteriosa e nem sabíamos se aquilo viraria cerveja de fato. Fato também é que a cerveja não durou muito para contar história. Embora pálida, mal fermentada e turva como água de rio foi totalmente consumida, até porque eu acredito que não estivesse preparado para perceber os defeitos desta leva. Mesmo assim é difícil não lembrar com carinho daqueles dias, pois apesar de nos sentirmos em um laboratório de pesquisa, nos divertimos muito e logo ali percebemos que aquela seria uma atividade que iria nos acompanhar por um bom tempo.

Uma das intenções do curso de sábado é  guiar o cervejeiro aprendiz através do processo de brassagem, mostrar os ingredientes, o equipamento básico e principalmente os procedimentos, que sem dúvida são estranhos para o iniciante. A essa altura, já estamos mais preparados para isso : ). E fiquem tranquilos, não usamos mais nenhum desses “acessórios” na cozinha de brassagem, pois além de desconfortáveis  são um tanto exagerados para as necessidades.

Mais sobre o curso no próximo post.

Alexandre Sigolo

Anúncios

Uma resposta para “É essa semana hein!

  1. Nanci 14/07/2010 às 21:04

    Não vejo a hora de estar fazendo cerveja também!!!!!!! Uau!

    Até sábado!

    Adorei a foto de vocês de máscara, luvas etc…….

    bjs

    Nanci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: