Sinnatrah também é cultura!

BRASSAGEM

nome feminino

preparação das misturas para fabricar a cerveja
(Do fr. brassage, «id.» de brasser, «fazer cerveja»)

REINHEITSGEBOT

Palavra de origem alemã. Pureza em português.

É a lei da pureza da cerveja. Foi promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de Abril de 1516. Essa lei instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo (a levedura de cerveja não era conhecida à época).

Ela constitui um dos mais antigos decretos alimentares da Europa.

KRAUSEN

Também escrito como “Kräusen” ou“kraeusen” ou “krausen”. Pronuciado como “croizem”.

A palavra é de origem alemã, derivada da expressão “krauses Haar”, cabelo frisado, remetendo aparência da espuma formada mencionada abaixo no item 1. Tem dois significados:

1.     Substantivo –  nome dado a espuma espessa formada no topo do mosto durante o estágio inicial da fermentação.

2.     Verbo – método de carbonatação no qual uma pequena quantidade de mosto é adicionada a cerveja.

SOUR MASH

Expressão de origem inglesa. Significa mosto azedo em português.

Técnica usada em brassagens para propiciar um leve (geralmente) sabor azedo em cervejas. Usada em algumas Stouts (como a Guinness) e Lambics. Pode consistir em simplesmente deixar uma parte do (ou todo) mosto “azedar” naturalmente pela ação de microorganismos do ar, ou adição controlada desses, como a Brettanomyces sp, que fazem fermentação lática, gerando acido lático e não etanol durante a fermentação.

BJCP

Beer Judge Certification Program é uma organização sem fins lucrativosformada em 1985 nos Estados Unidos “para promover alfabetização cervejeira e apreciação da verdadeira cerveja, e para reconhecer habilidades na degustação e avaliação de cervejas”. Foi descrito na imprensa como um “programa de estudo prático criado para ensinar aspirantes a entusiastas de cerveja sobre a essência de todo tipo de cerveja”. O BJCP certificae qualifica julgadores de cerveja através de um processo de examinação e monitoramento.Para ser um membro é necessário submeter-se ao exame do BJCP.

SINGLE INFUSION MASHING

Expressão de origem inglesa. Significa mosturação com infusão única. É o método de brassagem onde os grãos são mantidos a uma única temperatura (62-70°C) para simples conversão do amido em açucares fermentáveis e não-fermentáveis. Só é possível sua utilização pois os métodos de malteação modificam bastante os grãos de cevada.

pH

É o símbolo para potencial hidrogeniônico, que indica a acidez (<7), neutralidade (7) ou alcalinidade (>7) de uma solução aquosa. Seus valores são expressos em escala logaritimica e apresentam correlação inversa com a concentração de íons H+ no meio. O termo foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (na cervejaria Carlsberg).

AMINOÁCIDOS

São a moléculas fundamentais que compõem as proteínas. Quimicamente se caracteriza por ser uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido. No mosto tem importante papel na nutrição das leveduras, principalmente no fornecimento de nitrogênio.

AMIDO

É um polissacarídeo, sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. Cada molécula de amido é uma mistura de dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são polímeros de glicose formados através de distintas ligações entre eles.

GLICOSE

A glicose (C6H12O6) é um monossacarídeo que contém 6 átomos de carbono. É o carboidrato mais importante na biologia, pois todas as células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico.

MALTOSE

A maltose (C12H22O11) é formada pela união de duas moléculas de glicose. É bastante encontrada nos cereais mateados. É o produto imediato da hidrólise do amido.

DEXTRINAS

São polissacarídeos de baixo peso molecular. As dextrinas (C6H10O5)n são misturas de polímeros de glicose que não podem ser fermentados pelas leveduras cervejeiras.

Anúncios

2 Respostas para “Sinnatrah também é cultura!

  1. Pingback: Sábado foi dia de Brucutu « Sinnatrah

  2. Pingback: Ciência na cerveja – As enzimas e suas funções na panela cervejeira. « Sinnatrah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: